terça-feira, 9 de março de 2010

Sobre o parque tecnológico da UFRGS

Então, afinal o que é este tal parque?
Bem, o objetivo da criação do parque é trazer empresas para operarem dentro da universidade, fazendo uma espécie de parceria baseada na utilização do conhecimento dos alunos  e no investimento dessas instituições privadas. Na prática, é trazer material e recursos de empresas grandes e pequenas, e em troca proporcionar estágios e oportunidades aos alunos. Isso parece ser muito interessante – inclusive, este tipo de iniciativa está presente em famosas universidades privadas do RS e na USP -, se olharmos pelo lado do benefício do estudante universitário que terá à sua disposição um extenso material para desenvolver o seu trabalho. Porém, observando a situação de outro ângulo – muito mais crítico e profundo -, isso é o mesmo que tirar o conhecimento público e transformá-lo em dinheiro para empresas – que são instuições pura e simplesmente criadas visando o lucro imediato sem dar nenhum tipo de retorno à sociedade.
Gente, a UFRGS é uma universidade pública, sustentada pelo dinheiro público. Todo o aprendizado, todo o conhecimento desenvolvido, todas as descobertas feitas ali, são objeto de interesse público. Ou seja, a UFRGS pertence a VOCÊ, cidadão que paga seus impostos.
Trazer uma iniciativa privada para dentro da UFRGS, é o mesmo que garantir exclusividade na utilização do conhecimento saído dali apenas para a empresa que está o financiando.
Em outros termos, é pegar o SEU DINHEIRO para pagar um professor universitário, que vai ensinar um aluno, e esse aluno vai usar esse aprendizado para construir coisas que irão com exclusividade para EMPRESAS PRIVADAS.
OU SEJA: se um estudante de química desenvolver um novo medicamento, a sua fórmula pertencerá a empresa que financiou o laboratório onde este estudante trabalhou para fazer este medicamento. E você terá que pagar pelo remédio – e provavelmente muito caro -, sendo que você já pagou seus impostos que foi exatamente o que custeou as aulas deste estudante. Compreende? Você paga DUAS VEZES  a mesma coisa.
[...]
A grande tristeza é que também existe uma parcela de estudantes que é à favor da criação do Parque, porque a curto prazo eles se beneficiam profissionalmente ao entrar em contato com empresas enquanto estão fazendo seus cursos. Afinal, provavelmente o salário de estágio neste parque será bem bom, e quem não gosta de dinheiro? Ainda mais quando as bolsas de graduação na UFRGS não ultrapassam 350 reais.
Mas é importante que saibamos da nossa responsabilidade de retorno com a população que paga nossos estudos. O trabalhador de classe média baixa, que muitas vezes não tem nem o Ensino Médio, mas que paga suas contas todas em dia. Aquele cara que sua seu sangue dia e noite para pagar altas taxas tributárias por tudo que ele consome, e que luta para sobreviver e manter sua família. Você quer ser responsável pelo roubo do suor deste trabalho?
A criação do Parque está praticamente instituída, então vamos pelo menos deixar claro que nós sabemos que isto não está certo. Conscientize-se. Procure entender o mundo em que você vive.

Fonte: PARQUE técnológico da UFRGS. Disponível em: < http://garotacocacola.wordpress.com/2010/03/05/parque-tecnologico-da-ufrgs/ >. Acesso em 09 mar. 2010.

Apenas pra esclarecer, sou a favor da criação do parque, da pesquisa tecnologica, da iniciação científica. Mas esse projeto poderia ter sido mais (bem mais) discutido, pra garantir oportunidades a pequenas e médias empresas. A pesquisa tambem deve garantir retorno à sociedade, e nao às multrinacionais exploradoras e oportunistas.

Um comentário:

Alberto Ferreira disse...

Nalin,
Tem um cara que já falava disso há muito tempo.
"Qual a contribuição com a sociedade de quem estuda na universidade pública?"
Pegue como exemplo um médico que se forma na UFRGS, o cara vai sair dali e montar seu consultório, e ganhar uma bolada.
O cara que questionava isso era um barbudo chamado Karl Marx.
bjs.