sexta-feira, 8 de março de 2013

Mais um 8 de março

No dia de hoje, há muito para se comemorar, mas ainda muito pelo que lutar! Parabéns pelas conquistas de outras mulheres de outros tempos, graças a elas podemos trabalhar, votar, beber, falar palavrão, morar sozinha, fazer faculdade, virar presidente e dar pra quem quiser!
Mas ainda temos muito pra conquistar, muitas cabeças ocas de mentes fechadas para abrir e mostrar que piadinhas forno-fogão não tem graça, que violência não se justifica nunca, e que uma cantada não vai deixar o meu dia melhor!
Vivemos num país que idolatra nudez feminina no carnaval, mas joga palavras de violência e incentivo ao estupro para mulheres vão participar da pedalada pelada, da marcha das vadias ou que vai de roupa curta para a aula.
Um pais onde uma mulher é estuprada a cada 12 segundos.
Um país que está na 7ª posição no Ranking mundial de violência contra a mulher.
Um país onde as mulheres ganham em média 30% menos que os homens, mesmo com mais instrução.
Muitas mulheres receberão flores hoje. Mulheres, façam o favor de lembrar a quem presenteia, que o dia de hoje é uma homenagem para uma tragédia de muitos anos atrás. Mulheres operárias trancadas numa fábrica, para trabalharem mais, mais e mais. As portas trancadas pelos patrões, foram responsáveis pela morte de trocentas operárias. As manifestações, além de uma homenagem, são uma comemoração às conquistas femininas em vários âmbitos da sociedade, e uma lembrança que muito ainda deve ser feito.


Um pouco de história

Há mais de uma versão para a origem do Dia Internacional da Mulher, mas todas remetem a greves de trabalhadoras de fábricas têxteis desde a Revolução Industrial, no século 19. Em 8 de março de 1857, tecelãs de Nova York realizaram uma marcha por melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária e igualdade de direitos. Na época, a jornada de trabalho feminino chegava a 16 horas diárias, com salários até 60% menores que os dos homens.
Além disso, muitas sofriam agressões físicas e sexuais. Uma das versões do desfecho da marcha é a de que as manifestantes teriam sido trancadas na fábrica pelos patrões, que atearam fogo no local, matando cerca de 130 mulheres. O fim mais aceito, porém, é o da interrupção da passeata pela polícia, que dispersou a multidão com violência. A versão do incêndio é, provavelmente, uma confusão com a tragédia da fábrica Triangle Shirtwaist Company, em 25 de março de 1911. O fogo matou mais de 150 mulheres, com idades entre 13 e 25 anos, na maioria imigrantes italianas e judias.
A falta de medidas de segurança do local - as portas teriam sido trancadas para evitar a saída das empregadas - foi apontada como o motivo do alto número de mortes. O episódio foi um marco na história do trabalho operário americano. Vários protestos se seguiram nos 8 de março seguintes. Um dos mais notáveis - também reprimido pela polícia - ocorreu em 1908, quando 15 mil operárias protestaram por seus direitos.
Em 1910, na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, na Dinamarca, a alemã Clara Zetkin propôs que a data fosse usada para comemorar as greves americanas e homenagear mulheres de todo o mundo. A greve das trabalhadoras de Petrogrado (atual São Petersburgo), na Rússia, em 23 de fevereiro de 1917 (8 de março no calendário ocidental), também foi um marco da data. Hoje, ela é símbolo da luta pelos direitos da mulher, e foi oficializada pela Unesco em 1977.













Fonte: Taddeo, Luciana. Dia internacional de mulher: por que essa data é comemorada no dia 8 de março? Disponível em: . Acesso em 08 mar. 2013.
 



Para saber mais...

Waiselfisz, Julio Jacobo (Coord.).  Atualização: Homicídio de mulheres no Brasil. São Paulo: Flacso/CEBELA, 2012. (Mapa da violência 2012). Disponível em: <http://mapadaviolencia.org.br/mapa2012_mulheres.php>. Acesso em: 08 mar. 2013.

A CADA 12 segundos, uma mulher é estuprada no Brasil. Disponível em: <http://www.juspodivm.com.br/noticias/noticias_1410.html>. Acesso em: 08 mar. 2013.


Nenhum comentário: