Antes de tentar esquecer algo/alguém é preciso saber que não é pra sempre. Que vira e mexe você vai esbarrar com a lembrança. É o perfume, são as palavras, é o lugar, é a presença física mesmo, ali, passeando na rua ao lado dos amigos fingindo que não te conhece ou pior ainda, te conhecendo e te olhando sem graça.
Mas seja forte, determinada em suas resoluções. Porque esquecer alguém, você sabe, não é fácil.
A tentação de voltar atrás, a esperança de que pode ser apenas um mal entendido, de que se você se esforçasse mais podia ser diferente, não vai te abandonar nunca. Os ‘e se’ vivem a nos rodear como fantasmas.
E o pior fantasma que vai te atormentar é aquela maldita idéia de que aquilo era pra você, de que aquilo era pra acontecer, de que ele era o homem da sua vida, de que não vai mais viver sem ele, que nunca vai amar novamente. Mas isso é uma mentira que você está contando pra si mesma porque tem medo. Medo do fracasso, da solidão, medo de tentar de novo. Pior ainda, medo de aceitar de que aquilo te fazia mal e que as coisas boas só existiam na sua cabeça. As relações se desgastam se os dois não se reinventam todo dia, se os dois não souberem respeitar e vez em quando baixar a guardar, ceder, abrir concessões.
Tem gente que diz que foi de repente que alguém decidiu terminar o relacionamento, que sumiu, que acabou. Só a morte é de repente. O restante acontecia debaixo dos nossos olhos o tempo todo, a gente que fechava eles e vivia dentro da gente a fantasia e a esperança de que era passageiro, de que todo mundo é assim, de que é desse jeito mesmo. Que só você amava? Tenho certeza que não.
Então, deixe de justificativas e aceite que é preciso esquecer. Que depende exclusivamente de você aceitar que aquilo te fazia mal também, que talvez não era a hora certa e seguir adiante. A vida continua e não se desespere com o que eu vou dizer, mas você vai fracassar de novo. Inevitavelmente vai amar novamente, vai sofrer novamente, vai querer esquecer novamente.
Então apegue-se a essa lição preciosa: já que esquecer é tão difícil, então lembre o tempo todo, a toda hora, de você. Sim, de você!
Ame-se!
Permita-se fazer um curso de artes, de dança, ginástica. Conheça novos lugares, viaje mesmo sozinha. Não tenha medo de ousar, cortar o cabelo, trocar o jeito de se vestir.  Faça novos amigos. E não tenha medo de sair com novas pessoas, se envolver, beijar e beijar, amar. Mas não caia na ilusão de que essas coisas gerarão desconfiança e ciúmes do seu objeto de esquecimento. Não ache que isso vai fazer ele voltar atrás, porque se ele voltar é porque você mudou e está amando a si mesma. O que só prova que você sabe esquecer sim, esqueceu de si mesma durante um tempo.
Então ame-se! Não há nada mais prazeroso, mas recompensador, mais garantido e duradouro que amar a si mesmo.
Ocupe sua mente aprendendo uma nova língua, assistindo todos os filmes daquele ator que você gosta tanto, aprendendo uma luta, leia todos os livros de Jane Austen sem pressa. Aprenda a fazer bijouterias, a decorar unhas, a fazer luzes no cabelo. Ocupe-se com você!
Depois de decidir esquecer alguém, num primeiro momento evite o que lembra essa pessoa, evite os caminhos, evite bisbilhotar perfis em redes sociais. Liberte essa pessoa da sua vida. Mas isso estou comentando apenas por comentar, porque afinal, já disse que se você se ocupar com você nem vai ter tempo de pensar no passado.
A vida é tão curta pra gente perder um dia sequer se amargurando. Remoer os sentimentos, guardar mágoa, faz mal apenas pra gente. Guarde apenas a experiência, acredite que tudo o que você viveu só te preparou pra algo extraordinário que ainda está por vir.
Sabe aquela sensação de estar saindo e esquecendo algo? Ela sempre vai te rondar. Então apenas respire fundo, confira se foram os documentos ou um “troquinho pro ladrão” ($), as chaves, o creme pras mãos ou um batom. E se não foram eles, segue em frente. Tudo o mais pode ser esquecido, o essencial já está com você. Dentro da bolsa ou do coração.