sábado, 20 de novembro de 2010

Bibliotecário escolar

A quantidade de informação que é produzida e veiculada hoje em dia, faz que nos tornemos protagonistas de um momento único da história. Nunca se teve acesso a tantas informações, em tão variados formatos, e sobre tão diversos assuntos. Apenas para ilustrar, uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, no ano de 2009 intitulada “How Much Information?” concluiu que um norte americano consome por dia o equivalente a 34 GB de informação, entre filmes, internet, televisão, telefone, etc. Nesse contexto, é muito mais útil a qualquer pesquisador não memorizar dados, mas saber onde buscá-los, inclusive para o estudante pesquisador.
A tarefa de pesquisa escolar tem objetivos muito claros:

A pesquisa escolar deve ser uma atividade em que os alunos tenham oportunidade de estudo independente, de planejamento de trabalho, de uso de fontes de informação, de desenvolver o pensamento crítico, de adquirir autonomia no processo de conhecimento, de aprender a trabalhar com seus colegas colaborando e contribuindo com o grupo, de sugerir, construir, elaborar, concluir, sentindo-se satisfeito com os resultados atingidos. (MORO, ESTABEL, 2004, p. 3)

Sabemos, no entanto, que nem sempre se consegue atingir estes objetivos. Muitas vezes as pesquisas escolares transformam-se numa atividade de cópia e cola, que em nada colaboram para a construção intelectual do aluno.
A função primordial do bibliotecário é fornecer acesso à informação, e justamente neste aspecto que se torna tao fundamental na atividade de pesquisa para os alunos e usuários da biblioteca escolar. O ideial seria que o bibliotecário e o professor atuassem juntos, afinal, ambos são educadores. Deveria haver envolvimento e sincronicidade entre o trabalho desenvolvido pelos dois profissionais. O professor deveria consultar o bibliotecário antes de mandar os alunos realizarem uma pesquisa, não como uma forma de subordinação, mas para verificar se a biblioteca pode atender essa demanda, que materiais o bibliotecário poderia sugerir, que outras fontes poderiam buscar. Se o profissional da informação fizer parte do processo de elaboração da proposta pelo professor, vai poder contribuir mais efetivamente na busca dos alunos, no desenvolvimento das respostas, e na forma de apresentação dos resultados.
O bibliotecário vai mostrar aos alunos onde buscar informação, pode sugerir bases de dados, sites, fontes de informação, dependendo do grau de exigência da pesquisa. Mais importante que isso, vai mostrar aos estudantes como apresentar os resultados, não apenas copiar o texto, mas compreender a informação em seu contexto global.
Existem inúmeras possibilidades. O mais importante, é que para garantir que isso aconteça, o bibliotecário e a biblioteca devem ser um organismo vivo dentro da escola, devem aparecer, devem participar das atividades, devem estar integrados aos alunos e professores. Só desta forma, alguma mudança será visivel.

GHEDIN, Rodrigo. Adivinha quanta informação os americanos consomem por dia? Meio Bit. Disponível em: < http://meiobit.com/38066/adivinha-quanta-informa-o-os-americanos-consomem-por-dia/.>. Acesso em 12 out. 2010.

MORO, E.; ESTABEL, L. A pesquisa escolar propiciando a integração dos atores: alunos, educadores e bibliotecários – irradiando o Benefício coletivo e a cidadania em um ambiente deAprendizagem mediado por computador. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 2 n. 1, março, 2004. Disponível em: Acesso em: 10 out. 2010.

Nenhum comentário: