sábado, 2 de outubro de 2010

Mais sobre biblioteca escolar


É na escola que moldamos nossa personalidade, justamente nesse curto espaço de tempo (infancia e adolescencia) que recebemos as informações que irao nos influenciar nesse processo. Preconceitos, ética, relacionamento interpessoal, fatores que nos tornarão impares na sociedade. Entre estes fatores, o apreço pela leitura.
O profissional atuante na biblioteca escolar tem uma tarefa muito importante, embora muitas vezes não se de por conta disso. É uma tarefa fundamental no processo educacional do estudante, na formação crítica e intelectual que vai acompanha-lo ao longo da vida.
O bibliotecário que atua neste espaço, tem que perceber que é um educador. Ele tem essa função. Enquanto o professor vai ensinar a ler, o bibliotecário vai mostar o que ler, como ler, onde procurar essa leitura. Ele deve ser a ponte, o mediador para a informação. Deve mostrar que a leitura não é apenas um exercicio escolar, mas também uma forma de lazer.
A legislaçao existente contempla várias formas de incentivo e espansao da biblioteca escolar, mas lamentavelmente, o poder executivo não corresponde da forma adequada, cabendo muitas vezes aos envolvidos diretamente com a biblioteca prover meios para tal.
Muitas escolas não tem biblioteca, principalmente bairros de periferia. Nesses locais é comum acontecer um movimento entre os moradores, que é a criação de bibliotecas comunitarias. Esse tipo de biblioteca surge por iniciativa dos usuarios, que sentem a necessidade deste espaço. Muitas vezes não contam como bibliotecarios, nem com livros novos, nem com meios adequados para organizaçao, mas elas cumprem como nenhuma outra a funçao primordial da biblioteca, que é integrar e informar.
Nem sempre a biblioteca situada fisicamente dentro da escola vai suprir as necessidades dos alunos e usuarios. Em muitos casos, é a biblioteca comunitaria do bairro que vai cumprir este papel. Um espaço de atuação tão valido quanto.

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