sábado, 28 de agosto de 2010

Sobre Biblioteca Escolar

Um texto curto, escrito em aula para uma disciplina, mas que eu gostei muito.

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Organização em Bibliotecas Escolares 
Nalin Ferreira
22/08/10
 
 
A Biblioteca Esolar é um dos pilares da educação de base, e continuada. Trata-se de um acervo organizado, disponível, acessível e voltado para uma determinada comunidade educacional. Deve atuar como um suporte ao ensino, em conjunto com os educadores.  Participa do sistema educativo, não como uma muleta, mas como uma peça da engrenagem. Deve auxiliar os usuários a desenvolverem aptidões que auxiliarão na sua vida futura, além de despertar a consciência critica e social, e o gosto pela leitura. Deve promover atividades culturais, e de integração, contribuindo com os objetivos e currículo da instituição de ensino em questão.
A UNESCO define a Biblioteca Escolar em seu Manifesto. Dentro dessa definição, estão listados os objetivos, missão e serviços. Sem querer discutir os interesses por tras deste manifesto, escolhi dois objetivos listados no mesmo, que me chamaram muita atenção: 


*Organizar atividades que incentivem a tomada de consciência cultural e social, bem como de sensibilidade;

*Proclamar o conceito de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são pontos fundamentais à formação de cidadania responsável e ao exercício da democracia

Acredito que esses dois objetivos sejam complementares, e essenciais no processo educativo, que é uma das atribuições da biblioteca escolar. Como diz no próprio Manifesto: "[...] é parte integral do processo educativo."
A biblioteca não pode ser apenas um depósito de livros de literatura, com um bibliotecário que alcança informações da estante conforme a demanda. Pelo contrário, deve adiantar-se nesse processo. Deve instigar o estudante, incentivar que busque novidades, que pesquise além do solicitado.
A biblioteca deve ser um pólo de cultura, de informação, de troca, de novidades, e de atividades que atraiam os usuários.
A função da biblioteca, e nesse caso, não apenas da escolar, despertar a consciência crítica no usuário, fazer com que se sinta pertencente a uma comunidade, a uma sociedade, e que se torne crítico e atuante dentro deste espaço.
O usuário deve perceber que tem liberdade intelectual para buscar as informações que forem de seu interesse, e não concordar com elas, e buscar outras fontes.
O exercício de cidadania e democracia ficariam muito mais evidentes se a biblioteca escolar cumprir com os seus objetivos.

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